HOSPITAL MUNICIPAL DE CAMPANHA ANHEMBI

HUMANIZAÇÃO

 

A SPDM sempre teve como premissa prestar uma  assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas. O Hospital Municipal de Campanha Anhembi possui um programa de humanização com as ações alinhadas à  Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS.  A humanização no ambiente de saúde tem como objetivo promover uma nova cultura de atendimento, melhoria no atendimento e no serviço prestado. 

O Hospital Municipal de Campanha Anhembi desenvolve as seguintes ações de humanização:

Comunicação paciente e familiar por meio de tablets

Pacientes diagnosticados com o COVID-19,  conforme protocolos internacionais devem estar  em condição de isolamento, pensando nessa questão, a SPDM disponibiliza tablets para que o paciente internado possa se comunicar com seu familiar, mantendo o elo com seu entes queridos.

Dia da Música

Profissionais da SPDM e voluntários levam a música até os pacientes. Nos momentos de musicalização e no ambiente harmonizado que a música proporciona, pacientes que se encontram isolados de seus familiares pelo COVID-19 sentem um conforto maior ao ter  estímulo as lembranças, as relações  afetivas que cada um tem com a música e esta melhora em seu humor é percebida na melhora de seu quadro geral.

Momento Leitura

Com o objetivo de introduzir a leitura como prática e apoio na terapêutica, são disponibilizados livros de diversos temas aos pacientes internados. Além dos benefícios proporcionados na recuperação da saúde dos pacientes, promover durante a internação um momento lúdico, de relaxamento e redução do estresse.

Artes Manuais

Assim como a música, a utilização de recursos artísticos colabora para a manutenção do bom humor e diminuição do estresse dos pacientes. A estes pacientes, são oferecidas atividades de artes manuais diárias, como por exemplo: pintura, tricô, crochê, bordados.  Para o desenvolvimento destas atividades, foi realizada a I Campanha para doação de material  para artes com destino aos pacientes do Hospital de Campanha Anhembi.